terça-feira, 8 de julho de 2008

A formação de um movimento

Cada um de nós deve ter uma vida suficientemente estimulante para dar início a um movimento. Devemos ficar ansiosos por mudar o mundo. É preciso amar ardentemente, sonhar sempre e trabalhar com perseverança. É necessário fechar os ouvidos para as múltiplas vozes da transigência e nos firmarmos no ramo da verdade. Devemos defender o valor do indivíduo, proclamar o perdão de Deus e reivindicar a promessa do céu. Devemos igualmente viver de modo a provocar um movimento.

Veremos este movimento ocorrer? Talvez sim e talvez não. Os movimentos jamais se iniciam e terminam na mesma geração. Os grandes reavivamentos e reformas que pontilham a história da humanidade nunca representam o trabalho de uma só pessoa. Todo o movimento é uma soma de visionários que já foram, gerações de vidas que não transigiram e verdades inegociáveis. Homens fiéis, cujas vidas manifestaram o poder.

Sem dúvida existiram muitos com a sabedoria de Lutero, ou a oratória de Paulo, de quem nada soubemos.

Quem sabe um açougueiro desconhecido na Grécia, um sapateiro na França, um mecânico nos Estados Unidos. Homens cujas vidas santas formam parte dos alicerces de um movimento.

O movimento chega à idade adulta quando uma vida ceifa as sementes plantadas por outros em gerações anteriores. O movimento ocorre quando alguém, nem superior nem inferior aos que foram antes, vive com poder na plenitude do tempo. Não pense que os grandes movimentos, de Lutero, Calvino, foram inteiramente promovidos por eles. Esses homens não passaram de vidas poderosas colocadas por Deus num ponto receptivo da história.

Tenhamos vidas estimulantes e suficientemente poderosas para provocar um movimento. A verdadeira marca de um visionário é sua disposição de entregar a sua vida a favor daqueles que jamais verá. Esse movimento vai surgir em nossa geração? Espero que sim. Mas, mesmo que isto não aconteça, mesmo que jamais vejamos, ele vai ocorrer. E nós faremos parte dele.

MOLDADOS POR DEUS (Max Lucado – Editora Vida Cristã)

LUAU 2007

LUAU 2007